quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ciclofaixa do Laranjal

Nesses dias chuvosos de inverno existem duas opções:

1. Ficar em casa pensando que queria estar na rua.
2. Ficar em casa, treinando no rolo, também pensando que queria estar na rua.

Via de regra, fico com a opção número 2, e no rolo eu penso muita coisa, porque, convenhamos, o negócio é chato pra burro! Então que, numa dessas sessões de chatice, digo, rolo, resolvi postar sobre a ciclofaixa do Laranjal, ou ciclovia do Laranjal, como alguns, erroneamente a denominam.
Não sou um cara que se atém a este tipo de questão, então, por favor, quem entende disso, me corrija.

Sempre que eu vou ao laranjal, seja em razão do tempo apertado, de já ser noite, para esticar um treino ou para soltar as pernas e ver algum movimento, sou xingado. Bueno, quem anda/andou ali sabe como é. O pessoal anda um ao lado do outro, as vezes em 3, o que fecha a via completamente. Além disso, existem aqueles malditos tachões na beirada da dita cuja, que não servem para nada a não ser dificultar o escape do ciclista diante de algum imprevisto. Além disso, há que se mencionar a areia solta, fatal para speeds, o entra e sai de carros, movimento de charretes, britas, carros estacionados, etc.

No sentido centro-bairro, até que tu consegue andar tranquilo, porque se está no sentido do trânsito dos demais veículos. Por outro lado, no sentido bairro-centro, é, ao meu ver é claro, loucura.
Gajo, numa speed se atinge velocidades simplesmente incompatíveis com a ciclofaixa e com seus usuários. O risco de dar mer** é enorme. Existem as bicicletas em sentido contrário, nem sempre guiadas por gente sã, o trânsito dos demais veículos todo em sentido contrário, gente que sai dos lotes lindeiros à estrada e só "cuida" o sentido do trânsito de carros.

Depois de alguns sustos, simplesmente desisti de voltar pela ciclofaixa. Agora só volto pelo outro lado, onde não há a ciclofaixa, mas onde, pelo menos só tem carros no mesmo sentido que o meu. Isso me dá mais segurança, fática e psicológica, evitando eventos desagradáveis. Um cálculo simples, destinado àqueles motoristas que me xingam e apontam para ciclofaixa do outro lado, sem saber o mínimo a respeito:

Bicicleta 35km/h ----> <---- Carro 70km/h ---- Velocidade de aproximação = 105km/h
Carro 70km/h ----> Bicicleta 35km/h ----> ---- Velocidade de aproximação = 35km/h

De certo se tem mais tempo de reação no primeiro caso né queridões? Pelo amor de deus.
Cansei, raciocinem por si só.

Este vídeo aqui dá uma resumida nisso tudo:


Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens Antigas